Entrevistas de JoaQuim Gouveia

22
Mar 15

Foto.jpg

 

“A Rádio é a grande paixão da minha vida”

 

Entrevista de Helena Galvão

 

Jorge Moreira, setubalense radialista há mais de 30 anos na cidade que o viu nascer. Aos 20 anos iniciou a sua carreira militar na Força Aérea em Tancos, tendo seguido para a Base das Lajes nos Açores onde esteve mais de dois anos. Em janeiro de 1980 sofre um acidente na Base Aérea do Montijo, que deixaria marcas definitivas na sua locomoção. 

Após longa recuperação, resolve participar num “casting” da então Rádio Voz de Setúbal, onde nasceu o programa intitulado “Côco Louco”, que fez subir aos palcos de Setúbal grandes nomes da música popular portuguesa como Marco Paulo, Tony Carreira, Trio Odemira, Dino Meira entre outros. No início dos anos 90 recebeu o troféu “Jogos da Rádio”, promovido pela revista dirigida na altura por António Sala.

Jorge Moreira é, actualmente, locutor na Rádio Jornal de Setúbal onde faz um programa de discos pedidos.

 

Como foi a sua infância?

Foi uma infância feliz vivida com os meus amigos, divertíamos com jogos de rua como o “Toque das canas” ou o “Lá vai alho”, “Cinco castelos”, “Jogo da malha”, “Peão”, jogos que hoje estão esquecidos. Hoje não há nada disto, foi tudo esquecido e a vida é outra. Já não se vêem crianças a jogar na rua, por causa dos computadores. Na adolescência, fazíamos bailes particulares e lembro-me de um ter sido muito feliz.

Não há Amor como o primeiro?

O primeiro amor deixa marca e quando se gosta muito, ainda marca mais. O primeiro namoro a sério foi com a mulher dos meus filhos.

O Homem nasceu para trabalhar?         

O homem precisa de se distrair, não pode viver só para trabalhar. Gosto de conviver com os amigos, de dar o meu passeio, adoro pesca porque alivia-me o stress e gosto muito de ouvir música.

Minha casa, meu tesouro…

 Sou muito caseiro, gosto muito de estar em casa. É o meu refúgio. Gosto de ver televisão, adoro cozinhar e considero-me um bom cozinheiro.

O que pensa do Mundo?

O mundo está louco. Os homens não se entendem. Em alguns países, pede-se a paz e a união. Para quê tanta maldade? Estamos cá de passagem, porque não havemos de nos amar uns aos outros, dar-nos bem? Estou farto de ver jovens que se entregam ao terrorismo e matam inocentes. Os idosos e as crianças são as maiores vítimas deste estado a que o mundo chegou. Estou cansado de ver os telejornais que só falam de notícias de desentendimento. Em África, há países onde muitas crianças passam fome e doenças difíceis de tratar. O mundo está louco com a falta de entendimento. Gostava que houvesse paz.

Mais vale tarde do que nunca?

Quando é que é tarde? Nada é que é nada! Desde que se faça algo para trazer benefícios, é sempre tempo de o fazer.

… e ao 7º dia Deus descansou…

Sou crente e penso que Deus não descansou, está entre nós. Há alguém que domina isto. As coisas não acontecem por acaso. E se algo de errado nos acontece, é porque estava destinado ser assim.

Pelo sonho é que vamos?

Sonho quase todos os dias e por vezes com situações que acabam por me acontecer. Mas o melhor sonho é o de acordar todos os dias bem disposto e estar pronto para mais um dia de vida.

Que lhe pede o seu coração?

O meu coração pede-me para ter cuidado com ele. Quando bate mais forte, costumo falar com o meu coração para corresponder aos meus desejos e tenho sempre respostas positivas.

 

O SENTIDO DAS PALAVRAS

 

Que diria a Jesus Cristo se o encontrasse?

Pedia-lhe que transmitisse aos homens para que se entendessem mais, para que houvesse mais amor e compreensão.

Conhece Auschwitz?

A vergonha da humanidade. Não quero conhecer. Homens, mulheres, crianças e idosos, foram torturados e sofreram muito por causa de um homem que queria dominar o mundo. Como foi possível isto acontecer.

Um Ídolo

Demis Roussus.

Três objectos indispensáveis

Chave de casa,  óculos e dinheiro.

A chave do Euromilhões

1-3-6-19-21 Estrelas 3 e 6

 

publicado por Joaquim Gouveia às 12:48

Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO