Entrevistas de JoaQuim Gouveia

21
Mar 15

Foto 1.jpg

 

“Quem não sonha não é feliz!”

Entrevista de Helena Galvão

Maria Eugénia Canito é  Coordenadora Serviço de Voluntariado da Liga dos Amigos do Hospital de S. Bernardo. Foi professora de inglês no ensino privado e esteve sempre ligada ao voluntariado através da Associação S. Vicente de Paulo. Entrou para o Serviço de Voluntariado da Liga dos Amigos do Hospital de S. Bernardo, quando há 22 anos atrás sentiu que tinha que retribuir o que recebeu, a propósito de um problema oncológico que enfrentou.

Coordena o voluntariado de cerca de 200 pessoas, sendo esta uma causa que abraça com o coração cheio de boa vontade. Salienta que nestas funções é preciso “doação, humildade e tolerância”. A professora Eugénia, como é tratada no dia-a-dia, revela-se uma mulher apaixonada pelo voluntariado e já não se imagina a fazer outra coisa na vida.

 

Como foi a sua infância?

Penso que durante a infância é quando acontece um grande desenvolvimento físico, mudanças de comportamento da pessoa e também a aquisição das bases de personalidade.

A infância de cada um de nós é um período da nossa vida que podemos recordá-la com alegria ou com tristeza, tudo depende do percurso de vida de cada um. Tive a sorte de ter sido sempre rodeada de pessoas que me incutiram valores preciosos, embora na infância se tenha alguma dificuldade em compreender a subjectividade dos adultos, mas seguindo esses valores faz com que eu ainda hoje tenha um pouco de criança bem vivida dentro de mim.

Não há Amor como o primeiro?

Quando acontece o primeiro Amor, não se pensa, não se resiste, não se dúvida… Por isso não se esquece!

O Homem nasceu para trabalhar?

Já dizia o grande pensador Agostinho da Silva: “O Homem não nasce para trabalhar, nasce para criar”. No entanto, ele do homem simples e humilde que foi na sua infância, tornou-se num pensador, tradutor, professor. Creio que ele trabalhou muito para atingir estes níveis de qualidade.

Minha casa, meu tesouro…

O meu lar é um presente precioso que eu ganhei! O meu lar é um doce lar!

Seria bom que fosse um lugar de Paz e Amor. Se pensássemos que a nossa vida por este mundo é passageira, talvez houvesse mais amor ao falar e mais paciência ao ouvir e não jogávamos fora as oportunidades que temos de ser felizes e fazer os outros felizes.

Mais vale tarde do que nunca?

Quando nós somos persistentes para alcançar os nossos objectivos, com fé e esperança, mais tarde vem a bonança…

… e ao 7º dia Deus descansou…

 Descansou e acreditou que cada um de nós já poderia compôr a sua história de vida num mundo de felicidade.......Acreditou também que cada ser em si carregaria o dom de ser capaz de ser feliz.

 

Foto 2.jpg

 

Pelo sonho é que vamos?

“PELO SONHO É QUE VAMOS”. Faz parte do bonito poema do grande poeta Sebastião da Gama! Quem não sonha não é feliz, porque basta a nossa fé e esperança para sonharmos e talvez alcançarmos o que às vezes parece ser impossível.

Que lhe pede o seu coração?

Amor, Solidariedade e Paz.

 

O SENTIDO DAS PALAVRAS

 

Que diria a Jesus Cristo se o encontrasse?

Continua a dar sem esperar sem receber! Obrigada por seres meu amigo!

Conhece Auschwitz?

É um lugar triste e frio, apesar das suas varandas com flores.

Um Ídolo

Nelson Mandela

Três objectos indispensáveis

Telemóvel, transporte, um livro.

A chave do Euromilhões

Não jogo.

 

publicado por Joaquim Gouveia às 20:24

Março 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO