LUIS ALELUIA
“A MINHA VIDA É UMA LUTA CONSTANTE”
Luis Aleluia ficou imortalizado na figura do irrequieto e traquinas Menino Tonecas. Actor há mais de trinta anos começou a carreira no Teatro de Animação de Setúbal e é hoje proprietário de uma empresa de espectáculos. Para Aleluia, o Homem criou Deus para arcar com as suas asneiras. A sua casa é o refúgio onde sonha voar mais alto e a Zita, o seu grande amor de sempre. Adora arroz de cabidela e a visão que tem do mundo é que está cada vez mais redondo e egoísta. Não esquece o livro da infãncia “Meu pé de laranja lima”
Como foi a sua infância?
- Despreocupada!.. Dividida entre o Bairro Santos Nicolau, a “Quinta das àguas da Bela Vista”, As praias de Vila Maria... Naquela altura o nosso mundo era mais pequeno.
O primeiro amor...
- O mesmo de hoje, a Zita! O meu outro lado, mais assertivo e prático. A metade perfeita que falta aos sonhadores, que é como me considero.
E o primeiro emprego…
- Actor no Teatro de Animação de Setúbal. Devia ganhar sete contos e quinhentos, em moeda antiga. E contínuo nesta profissão, com o Teatro a fazer-me companhia, não só como actor mas também como produtor.
Como é a sua casa, como a define?
- Acolhedora. É o meu refúgio. Um ninho onde sonho que posso voar sempre mais alto!
O que pensa do mundo?
- Está cada vez está mais “redondo”, mais fechado sobre si mesmo, egoísta e cruel.
Como se ultrapassa a crise?
- Dizem alguns “experts” que por vezes, é com fogo que se apaga o fogo. que, aliás, é o que, de certo modo, se anda para aí a fazer que é combater a crise arranjando outras. Só espero que no rescaldo não sejam os que sempre tiveram pouco para queimar que acabem por se queimar ainda mais.
Sente-se realizado humana e profissionalmente?
- A minha vida é um luta constante rumo à perfeição e ao bem- estar. A isso obriga-me também a profissão que escolhi, pelo que, no dia em que me sentir realizado humana e profissionalmente, rendo-me.
Deus criou o Homem, ou foi o Homem quem criou Deus?
- Foi o homem quem criou Deus para que alguém pudesse arcar com as culpas das asneiras que o homem faz.
Se pudesse voltar atrás o que mudaria na sua vida?
- O sexo! Tenho noção que , com o que sei hoje, algumas “performances” sexuais poderiam ter corrido muito melhor!
Que faz no presente e que projectos para o futuro?
- Sou actor profissional e faço a gestão artística e comercial dos projectos da CARTAZ, que é a minha empresa de espectáculos. Ao mesmo tempo dou uma “mãozinha” na Casa do Artista promovendo a animação sócio- cultural. E estudo Ciências da Comunicação, na Universidade Nova. Quanto ao Futuro, para além da conclusão da licenciatura, gostava que ele me continuasse a trazer a realização dos projectos pessoais e profissionais, como tem acontecido até no passado.
CAIXA ALTA
Um destino
- Cabo Verde (Ilha da Boavista)
Um livro
- Meu pé de laranja lima
Uma música
- No teu poema
Um ídolo
- Padre Américo
Um prato
- Arroz de cabidela
Um conceito
- Nada é por acaso, mesmo que o acaso dê em nada
-