Entrevistas de JoaQuim Gouveia

23
Nov 18

Com o apoio do  HOTEL DO SADO

 

Foto.jpg

 

 

"O HOMEM É UM PRODUTO DA EVOLUÇÃO CÓSMICA"

 

António Marques é presidente do Clube de Amadores de Pesca de Setúbal. Natural de Casa Branca, guarda várias recordações da infância vivida naquela povoação alentejana, como as brincadeiras nas ruas de terra batida e nos campos e da escola primária excessivamente religiosa. Começou a trabalhar com apenas 19 anos. Pensa que o Homem é um produto da evolução cósmica. Quanto à crise fala em valores planetários e numa resolução pela via de um conjunto de reformas que nos conduzam para uma “metamorfose” da sociedade e do mundo. Para si o Homem criou os deuses imaginando que o poderiam ajudar na vida e na explicação do universo. Gostava de ir a Marte e não tem ídolos.

 

Como foi a sua infância?

Sou natural de Casa Branca, Montemor-o-Novo. Aos 10 anos fui morar para o Pinhal Novo. Recordo-me da escola primária em Casa Branca, excessivamente ligada à religiosidade. Penso que fui um bom aluno. Com 9 anos já tinha feito a 4ª classe. Acabei por repetir esse ano porque não tinha idade para fazer o exame. A brincadeira e os jogos de futebol era o que de melhor havia naquela povoação. Brincávamos nas ruas de terra batida e nos campos. Guardo a memória das vivências associadas ao carinho dos meus pais e dos meus vizinhos. Casa Branca era uma autêntica comunidade.

 

O primeiro amor…

Acho que foi com 11 anos. Tive uma pequena paixão por uma rapariga do Pinhal Novo, que nem sequer tinha conhecimento disso. Não fui correspondido porque pouco ou nada falava com ela.

 

E o primeiro emprego…

Foi em 1973 no Ministério da Educação, como Técnico de Projeto de Escolas. Tinha 19 anos.

 

Como é a sua casa? Como a define?

É uma vivenda numa quinta muito inclinada na encosta da serra de Palmela, próximo do castelo. É uma casa maravilhosa, rodeada de natureza, com vistas fantásticas e sem luxos.

 

O que pensa do Mundo?

A Terra, as plantas e os animais incluindo o Homem são um produto da evolução cósmica.

O ser humano é dotado de uma mente que é uma emergência do corpo na sua interação com o meio (cosmos, biosfera, sociedade…). Essa mente é “sapiens” e “demens”, dotada de sabedoria e de loucura, tal como o mundo em que vivemos.

 

Sente-se realizado humana e profissionalmente?

Sinto-me bem. A vida aconteceu, não faço avaliações.

 

Como se resolve a crise?

Prefiro falar na crise planetária que é mais lata. As três principais fontes desta crise são a globalização, a ocidentalização e o desenvolvimento. Esta crise engloba várias crises como a técnico- económica, civilizacional, ecológica, das sociedades tradicionais, demográfica, urbana, dos campos, da política, das religiões.... A crise resolve-se com um conjunto de reformas políticas, económicas, sociais, de pensamento, de educação, de vida e de moral, que nos conduzam para uma “metamorfose” da sociedade e do mundo. Se não forem feitas, caminharemos para o abismo.

 

Foto criança.jpg

 

Deus criou o Homem, ou foi o Homem quem criou Deus?

Os Homens criaram os deuses, imaginando que estes os podiam ajudar nas dificuldades da vida e na explicação do universo.

 

Se pudesse voltar atrás o que mudaria na sua vida?

Não mudaria nada.

 

Que faz no presente e que projetos para o futuro?

Sou presidente do Clube de Amadores de Pesca de Setúbal e dirigente do Clube Desportivo Pinhalnovense. No futuro pretendo viajar, ler, estar com a família e os amigos e ajudar na luta por um mundo melhor.

 

CAIXA DAS PALAVRAS

 

Um destino:

Marte

 

Um Livro:

O método (Edgar Morin)

 

Uma Música:

Silk Road- live (Kitaro)

 

Um Ídolo:

Não tenho

 

Um prato:

Sargos vicentinos grelhados

 

Um conceito:

Liberdade, Igualdade e Solidariedade

 

 

publicado por Joaquim Gouveia às 11:31

Novembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
15
17

18
24

25


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO