Entrevistas de JoaQuim Gouveia

24
Jan 19

Foto.jpg

 

“SEMPRE LUTEI PELA PAZ NO MUNDO”

 

José Silva é presidente do Clube Cultural Desportivo e Recreativo das Curvas. Nasceu na Estefanilha e tem boas recordações de infância apesar de ajudar bastante os pais na agricultura e de ter pouco tempo para brincadeiras. Diz-se um homem que luta por ideais de melhor vida e conforto para o mundo e para todos e pela paz. Pensa que a crise apenas se resolve com a distribuição da riqueza. Não sabe quem criou o Homem, nem quem criou Deus. Gosta de ouvir Beatles, não tem ídolos e não dispensa uma boa feijoada.

 

Como foi a sua infância?

Nasci na Estefanilha, Curvas, na freguesia de S. Sebastião. Tenho boas recordações da infância. Sempre me considerei uma criança feliz mesmo quando brincava sozinho. Naquela altura já ajudávamos os nossos pais nas tarefas do trabalho agrícola. Havia pouco tempo para brincar. Os tempos eram difíceis. O trabalho era de solo a solo. Fiz a quarta classe na escola das Curvas. Fui um bom aluno. Com 10 anos estava despachado da escola primária.

 

O primeiro amor…

Foi com uma rapariga das Manteigadas. Namorámos 3 anos. Depois conheci a minha esposa após regressar da tropa.

 

E o primeiro emprego…

No Noé Isidro de Sousa, que era uma mercearia na rua de Antão Girão, em Setúbal. Tinha 16 anos. Penso que ganhava 250 escudos por mês.

 

Como é a sua casa? Como a define?

É uma casa familiar. Foi construída por mim e pela minha esposa com a ajuda de amigos. É uma casa grande e muito confortável. Fica na Quinta do Jorge, na Estefanilha.

 

O que pensa do Mundo?

Sempre lutei por ideais, por coisas melhores para o mundo como a paz e as pessoas terem melhores condições de vida. Tento contribuir com o melhor possível para um mundo diferente, mais justo e fraterno para todos. Cada vez há mais pobres e mais ricos. Há muita desigualdade no mundo.

 

Sente-se realizado humana e profissionalmente?

Sinto-me. Tenho uma família estável e feliz. Lutamos para que nada nos falte. Estou reformado. Tinha uma empresa que passei para o meu filho.

 

Como se resolve a crise?

Tem que haver mais igualdade em termos salariais nas classes trabalhadoras para que se sintam mais felizes. Tem que haver distribuição da riqueza por todos.

 

Foto jovem.jpg

 

Deus criou o Homem, ou foi o Homem quem criou Deus?

A minha religião é católica mas não sou praticante embora pense que as religiões não mandem as pessoas matarem-se umas às outras. Não sei quem criou o Homem, nem quem criou Deus.

 

Se pudesse voltar atrás o que mudaria na sua vida?

Possivelmente algumas coisas. Algumas decisões não teria tomado e outras teria tomado de forma diferente. Só sabemos o passado. Ainda não há adivinhos.

 

Que faz no presente e que projetos para o futuro?

Sou presidente do Clube Cultural Desportivo e Recreativo das Curvas e sou reformado. Vou continuar na direção do clube mas noutras funções.




CAIXA DAS PALAVRAS

 

Um destino:

Cuba

 

Um Livro:

Leio jornais

 

Uma Música:

Beatles

 

Um Ídolo:

O meu pai

 

Um prato:

Feijoada

 

Um conceito:

Integridade e honestidade

 

PUBFB.jpg

 

 

 

publicado por Joaquim Gouveia às 14:57

Janeiro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO