“NUNCA PODEREMOS ATINGIR A PLENITUDE”
Kinito Soares é conselheiro espiritual. Aprendeu a palavra de Deus e procura ajudar quem dele necessita para melhor conforto. É Alentejano de Aljustrel e foi carpinteiro durante muitos anos. Em criança construía os seus próprios brinquedos artesanais. Sobre o mundo tem a ideia de que caminha para o abismo em virtude do mau uso que o ser humano lhe está a dar. Diz que ainda não atingiu a realização plena porque essa só esteve ao alcance de Jesus Cristo. Para si Deus criou o Homem e não concorda com a tese de um dia podermos voltar atrás na vida porque não somos caranguejos. O seu destino preferido é o Alentejo, gosta de açorda e tenta viver com sabedoria e humildade.
Como foi a sua infância?
Sou natural de Aljustrel. E estou em Setúbal apenas à cerca de 10 anos. Tive uma infância feliz dentro das medidas do possível para a época. Morava numa casa com 14 divisões onde vivia com os meus pais, dois irmãos e e a avó paterna. Na escola fui um bom aluno. Era muito calculista e não gostava de ir ao quadro. Brinquei muito. Tive muitos brinquedos artesanais alguns construídos por mim.
O primeiro amor…
Foi a terceira namorada que veio a ser a minha primeira esposa e mãe das minhas filhas.
E o primeiro emprego…
Numa carpintaria em Aljustrel. Ganhava 20 escudos por semana.
Como é a sua casa? Como a define?
É uma casa muito boa para o nível de humildade com que vivo. Dedico-lhe muita atenção. É uma casa muito tranquila onde reina muita paz. Gosto muito de receber visitas.
O que pensa do Mundo?
Penso que caminha a passos largos para o abismo em virtude do mau uso que o ser humano lhe está a dar sobretudo com guerras que não fazem o mínimo sentido. O ser humano nunca teve nem nunca terá o mínimo motivo para guerrear com quem quer que seja. Não há razão.
Sente-se realizado humana e profissionalmente?
Ainda não totalmente porque estou a caminhar para a realização eu pretendo atingir. Tendo em conta a objetividade com que nos deparamos acho que o ser humano nunca poderá atingir a sua plenitude que reside apenas em Jesus.
Como se resolve a crise?
A resolução passa pelas mais variadas formas de atuação do Homem a nível de governação e de governados.
Deus criou o Homem, ou foi o Homem quem criou Deus?
Deus criou o Homem. Quando evocamos o nome de Deus e fazemos uma solicitação e recebemos a resposta positiva ela não vem do vizinho do lado. Nós evocámos Deus.
Se pudesse voltar atrás o que mudaria na sua vida?
Não concordo com a tese do voltar atrás, não somos caranguejos. Não obstante, se me fosse possível voltar atrás e com os conhecimentos que tenho hoje faria muita coisa diferente.
Que faz no presente e que projectos para o futuro?
Caminho para a reforma. De momento sou conselheiro espiritual. Recebo pessoas na minha casa com os mais variados problemas de ordem natural e espiritual. Pretendo adquirir mais unção para
puder ajudar mais e melhor quem me procura.
CAIXA DAS PALAVRAS
Um destino:
Alentejo
Um Livro:
Ketamina Creme e Cordas (Mimi Soares Kelleher)
Uma Música:
Alentejo Preciosos (José Camacho)
Um Ídolo:
Jesus Cristo
Um prato:
Açorda à Alentejana
Um conceito:
Sabedoria com humildade