“SÓ JUNTOS PODEMOS ULTRAPASSAR QUALQUER CRISE”
Mário Leandro tem o propósito na vida de levar o seu FC Setúbal, o mais longe possível. Fundador, dirigente e treinador do clube emprega todos os esforços numa caminhada que o enche de orgulho querendo oferecer à cidade um clube novo e dinâmico. Esteve imigrado no Luxemburgo, durante alguns anos da sua vida. Tem recordações muito gratas da sua infância ao lado dos pais e do irmão. Tem o sonho de mudar o mundo e ganhar muito dinheiro para investir nos mais carenciados. Para si a crise só se ultrapassa com a reação de todos. No seu entender Deus é magnífico e embora seja crente não perfilha qualquer religião. Setúbal é o seu destino preferido
Como foi a sua infância?
Nasci no hospital de Santa Maria, em Lisboa, em 1964, ás 08:30h da manhã. Tenho memórias entre os 6 e os 10 anos. A entrada na escola que, no entanto, frequentei pouco durante os dois primeiros anos. Ía à pesca, aos pássaros, comer fruta nas árvores e muita brincadeira. No entanto passei todos os anos. Nunca reprovei. Os meus pais vendiam peixe de porta a porta e depois estabeleceram-se na praça do Pinhal Novo e mais tarde em Setúbal. Tive sempre muita liberdade. Tenho um irmão. Em 1974 fomos para o Luxemburgo, como imigrantes clandestinos.
O primeiro amor…
Penso que tinha 17 anos. Foi no liceu com uma italiana de Roma. Mais tarde voltei a encontrá-la. Foi apenas um namoro de juventude.
E o primeiro emprego…
Num banco, no Luxemburgo, na parte informática. Ganhava 500 euros.
Como é a sua casa? Como a define?
A minha casa é a minha família. É muito acolhedora. É uma casa aberta a todos. O ponto mais forte dos setubalenses é o acolhimento. Sinto-me muito bem na minha casa. A decoração está ao gosto da minha mulher.
O que pensa do Mundo?
O meu sonho é mudar o mundo. Um dia quero ganhar 10 milhões de euros com o futebol e pegar em 5 milhões e investir nas situações mais carenciadas. Ou seja, ajudar quem mais precisa e sobretudo sensibilizar todos os grandes bilionários para se juntarem a essa causa.
Sente-se realizado humana e profissionalmente?
Em parte sim, pela família que tenho e pelo percurso realizado. Tive um acidente de percurso que transformou de certa forma a minha vida. No entanto luto para que as coisas resultem e consiga ultrapassar esse incidente.
Como se resolve a crise?
Temos que acordar, temos que reagir. Só juntos podemos ultrapassar qualquer crise, seja económica, seja de valores. Tem que haver reação de todos.
Deus criou o Homem, ou foi o Homem quem criou Deus?
Deus é magnífico. Deus é tudo e deu-nos tudo. Nós não temos nada para lhe dar. Deus é o criador. Sou crente mas não tenho religião.
Se pudesse voltar atrás o que mudaria na sua vida?
Agora não vale a pena pensar nisso. Já não posso mudar nada. Tinha que pensar muito bem, mas agora já não penso mais. O que está feito, feito está.
Que faz no presente e que projectos para o futuro?
Sou fundador, presidente e treinador do F.C. Setúbal. Por outro lado, sou também empresário do ramo automóvel. A minha motivação passa pelo facto de querer ver os outros felizes.
CAIXA DAS PALAVRAS
Um destino:
Setúbal
Um Livro:
A Bíblia
Uma Música:
I got you under my skin (Frank Sinatra)
Um Ídolo:
Deus
Um prato:
Lulas grelhadas
Um conceito:
Levar a vida da forma mais simples possível